Destaques

Participação nas festividades do Centro de Dia do Piódão

Desde sempre a ACFP participou, colaborou e acarinhou as actividades desenvolvidas pelo Centro Social.

Saiba mais...

 

Plantação de 15.000 árvores para reflorestação do Piódão

Após a ocorrência do incêndio em 2005, a ACFP efectou uma candidatura à ANEFA, afim de conseguir um patrocínio para a plantação de 15.000 árvores.

Saiba mais...

 

Feira das Freguesias

Desde 2005 que a ACFP, em parceria com a Junta de Freguesia do Piódão, participa na Feira das Freguesias, que se realiza anualmente em Arganil.

Saiba mais...

 

A Freguesia do Piodão

A FREGUESIA DO PIÓDÃO

Escondido nas dobras da Serra do Açor, encontramos um fantástico povoado em xisto, a aldeia de Piódão. Com gentes afáveis e de sorriso tímido, deparamo-nos com um lugar mágico, que nos faz recuar no tempo.

 

Casas com paredes em xisto e telhados de lousa, ruas em calçada de pedra, levadas de água cristalina que correm ladeando as ruas, cruzes feitas de pau de loureiro colocadas “religiosamente” sobre as padieiras das portas, o cheiro do pão acabado de cozer no forno e das filhoses em épocas festivas, o perfume primaveril das flores das urzes e giestas que rodeiam o povoado, o cheiro da chuva que cai suavemente sobre as pedras, são imagens, sensações e recordações únicas, possíveis ver e sentir mas impossíveis de esquecer a quem visite a aldeia de Piódão, restando uma forte vontade de voltar.

 

 

A freguesia é composta por 14 aldeias e quintas: Piódão, Chãs d`Égua, Eira da Bouça, Barreiros, Covita, Moinhos, Pés Escaldados, Foz d’Égua, Torno, Fajoeira, Malhada Chã, Quinta da Pequena, Fórnea e Tojo (Casal Cimeiro e Casal Fundeiro). Em cada uma destas localidades encontramos recantos com paisagens de encantar, dignos de serem visitados por quem queira contemplar a natureza, com espírito de aventura e de preservação da biodiversidade.

 

A aldeia de Piódão foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1978, sendo uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O povoamento mantém sua originalidade, costumes e tradições. Actualmente, a comunidade, aqui representada pela Associação de Compartes da Freguesia do Piódão, aposta na revitalização de algumas actividades tradicionais, como a silvopastorícia e a apanha e transformação do medronho, com a finalidade de gerar produtos de elevada qualidade, como o queijo, o cabrito e a aguardente de medronho. É também possível, ao visitante, usufruir e participar no desenvolvimento destas actividades.

 

2010 © Associação Compartes do Piódão